No regresso dos James a Portugal, a banda composta por Tim Booth, Jim Glennie, Larry Gott, David Baynton-Power, Saul Davies, Mark Hunter, e Andy Diagram actuou no Pavilhão Multiusos Guimarães a 28 de Novembro 2014, que se encheu para ver e ouvir a banda de Tim Booth que, durante mais de duas horas, levando ao rubro uma plateia compacta.
O concerto teve um toque bem vimaranense por se realizar um dia antes do cortejo do Pinheiro, que assinala o arranque das Festas Nicolinas, um grupo de Nicolinos subiu ao palco com a banda inglesa, tendo sido um dos momentos altos do concerto
tal como a incursão de Tim Booth pelo meio da multidão.
tal como a incursão de Tim Booth pelo meio da multidão.
Os James têm uma forte ligação a Portugal. Maya Booth, actriz portuguesa é sobrinha do vocalista e a irmã de Tim Booth vive em Portugal. No final do concerto, o guitarrista Saul Davies despediu-se da assistência, em nome da banda, em português – ele é casado com uma portuguesa.
“Brilhante, inesquecível e único” foi como a generalidade dos espetadores classificou o concerto dos James promovido no Multiusos de Guimarães pela PevEntertainment.
Formada em 1981, a banda de Manchester alcançou durante a década de 90 alguns dos seus maiores êxitos como «Sit Down», «Laid», «Born Of Frustration», «Sometimes» ou «Getting Away With It (All Messed Up)». Depois de um interregno de seis anos, entre 2001 e 2007, os James regressaram ao nosso país para dois concertos, em Guimarães e em Lisboa no dia seguinte, para apresentarem «Le Petite Morte», cujo single mais tocado é «Curse Curse».